quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Campanha infantil explica diferença entre carinho e abuso sexual


Equipe CREAS com palestrante na V Stop Violência.


STOP VIOLÊNCIA ANO V - 06 DE OUTUBRO DE 2015
Horário: dia todo
Local: Clube Butiá
O evento deste ano abordou as medidas socioeducativas e sua implicância no cotidiano do adolescente, trazendo a palestra com o cientista social José Carlos Sturza de Moraes pela manhã e à tarde haverá um concurso envolvendo a rede escolar, CRAS, Centro Acolher, Projeto Pescar e Curso de Serviço Social da UNOPAR de Butiá.


Esse é um blog para estudantes e profissionais da área de serviço social, que sonham em passar em um concurso público, aqui você terá acesso a materiais, questões, vídeo aulas etc, que o ajudarão a alcançar esse objetivo.


Na tarde do dia 21 de setembro de 2015, em reunião com as equipes diretivas e orientadoras das escolas municipais e estaduais, bem como representantes da UNOPAR, Centro Acolher, Cras Butiá e Projeto Pescar convidando tais entidades para participarem da 5ª Edição do STOP Violência, que este ano tem como temática "A Aplicabilidade e Execução das Medidas Socioeducativas", evento que ocorreu no dia 06 de outubro de 2015, durante todo o dia.


A trajetória da pequena ( e ao mesmo tempo, grande) Sara, nas palavras da sua mãe. Momentos de grande emoção!





PROJETO TORNA OBRIGATÓRIO ASSISTENTE SOCIAL EM CONSELHO TUTELAR


Projeto Conversando com o CREAS na Escola Maria Camargo

Escola Mundo dos Sonhos em parceria com o CREAS realiza seminário para os pais no dia 31 de agosto de 2015.
Preocupados com o baixo índice de participação dos pais nas reuniões trimestrais, a E.M.E.I. Mundo dos Sonhos resolveu fazer um formato diferente de reunião na última sexta-feira (28), propôs aos pais um seminário, onde foi apresentado pelos professores o trabalho desenvolvido com as turmas.
A participação dos pais nas reuniões do 1º trimestre de 2015 da escola foi de apenas 30%, este número subiu para 92% com o seminário. A tarde contou ainda com a presença da equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) com o Projeto Semeando Mudanças e com a equipe da secretaria de saúde que fez verificação de glicose e pressão arterial.
A Diretora da E.M.E.I Mundo dos Sonhos, Márcia Almeida, salientou sobre a importância dos pais na escola: “Acreditamos que a escola é a responsável por tornar os pais presentes na vida escolar dos seus filhos e para isso é preciso montar estratégias, achar meios de mobilizar os pais para que eles tenham conhecimento do tamanho da influência de sua participação no desenvolvimento dos seus filhos. Uma escola que pode contar com a família certamente será uma escola com excelência em educação.”, finalizou.



Estes projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com as escolas do município, tendo como ênfase a abordagem de várias temáticas com crianças e adolescentes e também com mulheres, mães destas crianças e adolescentes.






No dia 21 de agosto de 2015, no CAPACITA SUAS em Porto Alegre, com os colegas dos municípios de Porto Alegre, Nova Esperança do Sul, Passo do Sobrado, Viamão e Itapuca! Bons momentos e muito aprendizado!


A TRISTE REALIDADE DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL E NO MUNDO

Segundo a OIT, são 168 milhões de crianças trabalhando no mundo em 2015.



Gestores da Assistência Social da Região Carbonífera se reúnem em Butiá
Na sexta-feira, 07 de agosto de 2015, o COEGEMAS/ASMURC (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social / Associação dos Municípios da Região Carbonífera) realizou mais uma reunião ordinária a fim de promover orientação sobre os inúmeros programas realizados pelos municípios com recursos vinculados do Governo Federal e discutir alguns assuntos de nível regional. A reunião foi realizada, às 14 horas, na Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social de Butiá contando com a participação de secretários e representantes dos municípios de Butiá, São Jeronimo, Minas do Leão, Charqueadas e Arroio dos Ratos, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Eva Amador, equipe técnica da secretaria e, ainda, com a Técnica do Estado, Sra. Mari, responsável pela Assessoria da Região Carbonífera. O secretário Raul Avohá, titular da Região Carbonífera, iniciou a reunião saudando a todos e fazendo uma solicitação a Assistente Social Mari, Assessora Técnica do Estado, a fim de que trouxesse as orientações necessárias para que as equipes das secretarias possam estar trabalhando mais alinhadas no que tange as normas dos programas da politica nacional de assistência social, pois durante um longo período os municípios acabaram ficando sem assessoramento técnico, o que, de certa forma acabou dificultando o andamento dos trabalhos com relação à elaboração de inúmeros planos e programas da atenção básica, media e alta complexidade no sistema do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). A Assessora Técnica iniciou um trabalho de analise de cada município iniciando esse processo pelo trabalho realizado pelos CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social). No encontro a Senhora Eva Amador distribuiu para os municípios panfletos informativos sobre orientações para criação dos conselhos municipais dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. A próxima reunião dos gestores de assistência social ficou agendada para o dia 11 de setembro de 2015, às 09 horas, no município de Barão do Triunfo.


Pais e responsáveis dos alunos da Escola Benjamin Constant que participaram do Projeto Semeando Mudanças executado pela equipe do CREAS, nas pessoas das técnicas Djenane Almeida, Camila Espinosa e Gladis Chaves.



Estes projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com as escolas do município, tendo como ênfase a abordagem de várias temáticas com crianças e adolescentes e também com mulheres, mães destas crianças e adolescentes.