segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seminário Estadual "CRACK Não condene sua vida"


No dia 9 de Agosto deste ano, a equipe de trabalho do CREAS se fez presente no Seminário Estadual “Crack Não condene sua vida”. Este evento objetivou reunir trabalhadores e interessados no assunto, do estado inteiro, para discutir alternativas e trazer notícias acerca do mundo das drogas.
Através da representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime tivemos acesso aos dados do relatório Mundial sobre Drogas (2010), revela os principais dados sobre a produção, tráfico e consumo de drogas em todo mundo. Dentre muitas exposições, a cannabis (popularmente conhecida como maconha) vem sendo apontada como a droga mais consumida e mais produzida no mundo. Outro dado bastante assustador está relacionado a morbidade, cerca de 104 a 263 mil mortes estão associadas ao uso de drogas ilícitas , apesar de aterrorizante, pode servir como um alerta a toda a população.
Muitas vezes fechamos os olhos para a droga considerada a porta de entrada para iniciação do uso de drogas ilícitas: o álcool. Acredita-se que a maioria dos adultos do mundo ocidental já tenha experimentado algum tipo de bebida alcoólica, neste sentido devemos direcionar nossa atenção não somente ao Crack, mas também a estas drogas, aparentemente inofensivas, mas que causam grande prejuízo a saúde de seus usuários e familiares.
Em meio de discussões, sabe-se que não existe ao certo a abordagem ideal e “infalível” no tratamento da dependência química, porém sabe-se que é extremamente necessário uma visão estratégica e integrativa acerca deste problema.
É de fundamental importância que se tenha humildade, parceria e foco nas ações em rede. Onde todos os profissionais tem seu conhecimento e importância dentro desse trabalho que deve ser realizado com muita ética e respeito. Como encerramento, fomos contempladas com a belíssima apresentação da Orquestra SESI/METASA do Projeto “Sinal Verde para a Vida”.
Janaína, Djenane e Renata