segunda-feira, 10 de outubro de 2011

STOP VIOLÊNCIA


No dia 3 de outubro, no Ginásio Municipal Gastão Hoff (Butiá)  foi realizado o evento “Stop Violência”, organizado pelo CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social-SMTCAS com parceria da Secretaria Municipal de Educação.
Na abertura do evento estavam presentes o Prefeito Municipal Paulo Machado, o vereador Daniel Almeida, secretário Edson Martinez da SMTCAS e Elton Lima da SMED e respectivos funcionários, Conselho Tutelar, alunos das escolas de rede municipal, estadual e particular.O “Stop Violência” foi uma idéia que surgiu e foi desenvolvida pela equipe técnica do CREAS, Djenane Almeida (Assistente Social e Coordenadora), Renata Pfütze (Psicóloga e Psicopedagoga), Janaina Nogueira (Educadora Social e Psicóloga), Fernanda Regert (Estagiária de Direito) e Sabrina Flores (Estagiária Administrativa) com objetivo de atingir a demanda que mais cresce em situação de vulnerabilidade social e situações de violência doméstica, escolar e nas ruas, segundo dados estatísticos da própria instituição: adolescentes. Durante o mês de setembro ocorreu o concurso da melhor frase a cerca do tema violência, em todas as escolas públicas e particulares do município. As duas melhores foram premiadas com curso técnico de informática profissionalizante oferecido pela escola IECPAC.Durante a manhã ocorreu a abertura oficial do evento com o prefeito, secretários e coordenadora CREAS, abordagem explicativa sobre o funcionamento do CREAS e sobre o tema “Violência”, apresentação de dois vídeos com caráter explicativo, informativo e sensibilizador com tema “PAZ”, sorteio de 10 camisetas do evento “Stop Violência”, apresentação do Teatro: “A Batalha entre o Bem e o Mal” com o grupo de teatro formado por funcionários da SMTCAS (Janaína Nogueira, Renata Pfütze, Caroline Cezimbra, Angelita Billo, Matheus Espinosa, Wagner Pfütze).
No período da tarde teve a abertura com distribuição de material para confecção de cartazes sobre violência, sorteio de mais cinco camisetas do evento, divulgação do 1º lugar do Concurso melhor Frase – Frase Vencedora: “MENOS VIOLÊNCIA E MAIS AMOR, DESEJE BEM AO PRÓXIMO E NÃO CAUSE DOR.” – Aluna ARIANE DA SILVA RIBEIRO, de 16 anos, estudante da 8ª série da Escola Municipal José Blahá, após teve uma caminhada pelo centro da cidade com os cartazes e entrega de panfletos do evento para a comunidade. No Palco de Eventos da Praça Dr. Roberto Cardoso houve a apresentação dos jovens integrantes dos grupos CRAS: ASEMA (apoio sócio educativo em meio aberto) – apresentaram uma dança da oficina do Prof. Matheus Espinosa (alunos: Bianca, Amanda, Jenifer, Débora, Yuri, Márcio e Kelvin); Pro Jovem Adolescente – Apresentaram músicas da oficina do Prof. Wagner Pfütze (Alunas: Raquel e Andréia); também cantou a aluna Daniela da Escola José Blahá e a Psicóloga e vocalista da Banda SASTRAS, tocou violão e cantou uma música a pedido dos adolescentes e professores. No encerramento foi divulgada a 2ª frase vencedora: “ATOS VIOLENTOS TRAZEM SÉRIAS CONSEQUENCIAS, EM APENAS UM MINUTO VOCÊ PODE FAZER ALGO QUE MUDARÁ SUA VIDA INTEIRA, ENTÃO REFLITA.” Aluna VANESSA TATIANA DA SILVA GONÇALVES, de 15 anos, 8ª série da Escola Municipal José Blahá.
Equipe de Trabalho CREAS/BUTIÁ

 A batalha entre o Bem e o Mal
Vídeo do teatro apresentado pela equipe de trabalho.