quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CREAS Butiá promove 3ª Edição do Stop Violência

A equipe do CREAS de Butiá esteve em fase intensa de preparativos para a terceira edição do evento Stop Violência, que neste ano ocorrereu no dia 08 de outubro, e contou com grande programação, que inclusive foi incluída na semana do cinqüentenário de Butiá. A primeira parte do evento iniciou pela manhã, na Câmara Municipal de Vereadores, com exibição de um documentário produzido pelos adolescentes do Pró-Jovem do CRAS Volante, onde expressaram sua visão sobre a violência urbana de forma geral. Em seguida, houve palestra com Ivanete Soares, de Porto Alegre, que abordou o tema “violência associada ao uso de drogas”, uma vez que a incidência de ações violentas triplica quando se trata de famílias onde algum componente faz uso de entorpecentes.Na parte da tarde, houve uma concentração em frente à Loja Quero-Quero, principal patrocinadora do evento, de onde se deu início a um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade. Para participar, bastou as crianças inscrever-se diretamente na Loja Quero-Quero, no CREAS ou nas escolas do município.

1ª Parte do evento - Câmara de Vereadores






2ª Parte do Evento - Passeio Ciclistico





Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil


CREAS realiza movimento alusivo ao  Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

            A equipe de trabalho do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou no dia 13 de maio uma reunião com a rede socioassistencial, escolas, conselhos municipais de direito, conselho tutelar, associação de moradores e demais órgãos que atuam com a política de assistência social e atendem crianças e adolescentes no município.
A reunião ocorreu como etapa preparatória para a I Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil que foi promovida pelo CREAS no dia 16 de maio próximo, às 09 horas da manhã, com concentração na Praça Roberto Cardoso e caminhada pela Rua Leandro de Almeida, Rua do Comércio e Rua Piratini, com término da caminhada na Praça Roberto Cardoso.
A coordenadora do CREAS, assistente social Djenane Almeida, enfatizou a importância de se debater esta questão do abuso e exploração sexual uma vez que a sociedade em si tem muitas dificuldades relacionadas a este tema, sendo a principal dela a identificação de uma situação de abuso sexual e, após a identificação, quais as providências a serem tomadas. Observa-se que a sociedade não está devidamente atenta para o fato, que na maioria das vezes acontece justamente com pessoas próximas da família e que possuem estreitos vínculos afetivos com a vítima. Visando trabalhar esta temática e alertar a população, o CREAS realiza este ato público, onde toda a comunidade foi convidada a participar para que a população desperte para o cuidado com nossas crianças e adolescentes. Foi realizada também a participação na Programação da Rádio Sobral falando sobre o evento e sobre as formas de enfrentamento às situações de abuso e exploração sexual.
Durante a reunião realizada, a equipe respondeu questionamentos feitos pelos participantes principalmente sobre como identificar situações de abuso, como efetuar denúncia aos órgãos competentes e, principalmente, sobre o trabalho em rede que deve acontecer visando o combate a esta prática que cresce a cada dia em todo o mundo e em Butiá estão sendo atendidos em média de 01 à 02 casos por semana pela equipe do CREAS onde este tipo de situação é evidenciada.
A equipe do CREAS orienta que em caso de suspeita de ocorrência de abuso ou exploração sexual que seja efetuada denúncia via Disque 100, cuja ligação é gratuita e o denunciante não é identificado, já que se verifica que vários casos não são denunciados por medo que o denunciante seja alvo de represálias, violando assim o dever de sigilo profissional existente.
Djenane coloca ainda que o CREAS é um órgão que atende famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, vitimas de qualquer tipo de violência e negligência e que tem como parceiros diretos o Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Ministério Público e indiretos, CRAS, CRAS Volante, Serviço de Saúde Mental do município, PIM, Agentes Comunitários de Saúde, Projeto Frutificar, Projeto Pescar, Casa do Piazito, dentre outros setores que compõe a rede socioassistencial do município. No âmbito do CREAS é desenvolvido o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), o (PEMSE) Programa de Execução de Medidas Sócio Educativas em Meio Aberto, acompanhamento familiar psicossocial e, em breve, estará sendo desenvolvido o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que também existe uma demanda bem significativa no município.
A equipe se coloca à disposição para a população em geral para que possam estar fazendo uso de seus serviços quando estes se fizerem necessários, inclusive mediante busca espontânea direto no CREAS, que se situa na Av. Espanha, nº 54, Bairro Centro. O telefone para contato do CREAS é o 3652-2616 e o e-mail é o creasbutia@yahoo.com.br. O serviço possui ainda uma página no Facebook (Creas Butia) e este blog.